Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Ir Arriba

Crowdsourcing

Do inglês crowd (multidão) e source (fonte, fornecedor), colaboração aberta distribuída.

Consiste em externalizar tarefas que eram tradicionalmente realizadas por um empregado ou fornecedor a um grupo numeroso de pessoas ou uma comunidade, através de uma convocatória aberta.

Estellés e González (2012) propõem uma nova definição integradora após estudarem mais de 40 definições: “O crowdsourcing é um tipo de atividade em linha participativa na qual uma pessoa, instituição, organismo sem fins lucrativos ou empresa propõe a um grupo de indivíduos, através de uma convocatória aberta flexível, a realização livre e voluntária de uma tarefa. A realização da tarefa, de complexidade e modularidade variável, e na qual a multidão deve participar contribuindo com o seu trabalho, dinheiro, conhecimento e/ou experiência, implica sempre um benefício mútuo. O utilizador irá receber a satisfação de uma necessidade concreta, seja ela económica, de reconhecimento social, de autoestima ou de desenvolvimento de aptidões pessoais, enquanto o crowdsourcer irá obter e utilizar em seu benefício o contributo do utilizador, cuja forma irá depender do tipo de atividade realizada”.

O crowdsourcing é um modelo de produção e resolução de problemas. Normalmente, os problemas são divulgados a um grupo de pessoas desconhecidas através de uma convocatória aberta para estas os resolverem. Os utilizadores formam comunidades em linha e sugerem soluções. As comunidades revêem-nos para encontrar erros ou melhorá-las. Uma vez decididas, as melhores ideias passam a ser da entidade que propôs o problema no primeiro lugar: o convocador. Por vezes há recompensas para as pessoas com as melhores propostas, seja através de dinheiro ou de prémios. Noutros casos, a única recompensa é o prestígio ou a satisfação intelectual. Os participantes no crowdsourcing podem ser amadores ou voluntários que trabalham no seu tempo livre, ou também especialistas e pequenas empresas desconhecidas para o organismo que expôs o problema.

Blogroll

    ICAU AECID ANCINE Centro Costarricense de Producción Cinematográfica CNCINE CNAC CONACINE Bolivia Consejo Nacional para la Cultura y las Artes ICAIC Consejo Nacional de la Cultura y las Artes Perú – Ministerio de Cultura Secretaria Ministério do Audiovisual da Cultura Secretaría Nacional de Cultura de Paraguay Dirección General de Cine (DGCINE) – República Dominicana ICA Instituto Mexicano de Cinematografía INCAA Ministerio de Cultura República de Colombia Corporación CINE Puerto Rico Sistema Estatal de Radio y Televisión

Unidad Técnica Programa Ibermedia, 2013 - Desarrollado por CódigoMedia