Crowdsourcing

Do inglês crowd (multidão) e source (fonte, fornecedor), colaboração aberta distribuída.

Consiste em externalizar tarefas que eram tradicionalmente realizadas por um empregado ou fornecedor a um grupo numeroso de pessoas ou uma comunidade, através de uma convocatória aberta.

Estellés e González (2012) propõem uma nova definição integradora após estudarem mais de 40 definições: “O crowdsourcing é um tipo de atividade em linha participativa na qual uma pessoa, instituição, organismo sem fins lucrativos ou empresa propõe a um grupo de indivíduos, através de uma convocatória aberta flexível, a realização livre e voluntária de uma tarefa. A realização da tarefa, de complexidade e modularidade variável, e na qual a multidão deve participar contribuindo com o seu trabalho, dinheiro, conhecimento e/ou experiência, implica sempre um benefício mútuo. O utilizador irá receber a satisfação de uma necessidade concreta, seja ela económica, de reconhecimento social, de autoestima ou de desenvolvimento de aptidões pessoais, enquanto o crowdsourcer irá obter e utilizar em seu benefício o contributo do utilizador, cuja forma irá depender do tipo de atividade realizada”.

O crowdsourcing é um modelo de produção e resolução de problemas. Normalmente, os problemas são divulgados a um grupo de pessoas desconhecidas através de uma convocatória aberta para estas os resolverem. Os utilizadores formam comunidades em linha e sugerem soluções. As comunidades revêem-nos para encontrar erros ou melhorá-las. Uma vez decididas, as melhores ideias passam a ser da entidade que propôs o problema no primeiro lugar: o convocador. Por vezes há recompensas para as pessoas com as melhores propostas, seja através de dinheiro ou de prémios. Noutros casos, a única recompensa é o prestígio ou a satisfação intelectual. Os participantes no crowdsourcing podem ser amadores ou voluntários que trabalham no seu tempo livre, ou também especialistas e pequenas empresas desconhecidas para o organismo que expôs o problema.

Contenidos relacionados

Webserie

Ibermedia

Videoblog

Ibermedia

Video On Demand (VOD)

Ibermedia

Transmedia

Ibermedia

Televisión Social

Ibermedia

Storytelling

Ibermedia

Este sitio web utiliza cookies para mejorar su experiencia. Asumiremos que está de acuerdo con esto, pero puede optar por no participar si lo desea. Aceptar Leer más

Política de cookies y privacidad